Ao fazer a vistoria de locação antes da entrega da chave você trará tranquilidade ao proprietário e segurança para o inquilino. Isso por que por intermédio de laudo e fotos, é documentado o atual estado do imóvel, antes da entrada do novo morador, isso garante ao proprietário que ele receba devolta o imóvel no mesmo estado que ele entregou, por outro lado, o locatário ficará seguro ao entrar em um imóvel vistoriado por uma empresa especializada que realizou os testes hidráulicos, elétricos, além de buscar possíveis avarias, sendo assim, o inquilino não será cobrado pelos danos que já existiam no imóvel antes da sua posse.
Como a vistoria pode ser justa e evitar transtornos?
Para evitar parcialidade é indicado que a imobiliária terceirize a vistoria com uma empresa que não esteja envolvida na negociação, garantindo a imparcialidade total dos apontamentos principalmente na hora da saída do inquilino. Para que a vistoria seja justa, é importante que a empresa adote os mesmos critérios usados tanto na entrada quanto na saída
Aqui em nossa empresa já houveram casos que o locador estava exigindo reparos de vários itens na saída do inquilino, porém, ao comparar uma vistoria com a outra, foi constatado que o locador estava exigindo coisas que já estavam danificadas antes!
Como também já tivemos casos dos nossos laudos serem provas documentais em processos judiciais, em casos em que o inquilino entrega o imóvel danificado.
Laudos escritos, fotos e vídeos! Use todo recurso que puder para documentar o estado do imóvel, isso poderá servir amanhã e evitar disputas na justiça. Na hora do distrato, muitas coisas são resolvidas no escritório da imobiliária sem passar pelo judiciário, apenas analisando os laudos e comparando as fotos. Faça sempre a vistoria, evite transtornos.
Artigo escrito por: Danilo Moura Marques